Nos dias atribulados de hoje é cada vez menor o tempo que dedicamos à nós mesmos. Falo no sentido do tempo que dedicamos para refletir sobre nossos pensamentos e atitudes no dia-a-dia, sobre o que esperamos da vida e sobre como nos comportamos mediante os problemas e obstáculos que encontramos na nossa jornada.
Acredito que nossa vida é amparada num tripé composto por crescimento intelectual, crescimento moral e crescimento espiritual. Se dedicamos tempo de forma irregular a esses pilares, nunca estaremos em equilíbrio.
Porém, o grande problema da sociedade atual, com a globalização e a quantidade de possibilidades e informações disponíveis, é que tudo isso consome o nosso tempo como se fosse um leão, de tal forma, que muitas vezes é preciso sermos arrancados dessa rotina através de algum problema grave (ou seja, é preciso a vaca ir pro brejo) para podermos acordar para muitos valores que são de extrema importância para a nossa evolução e para a conquista do bem estar e da felicidade pessoal. Mas, o caminho da dor não é o único, podemos começar a busca pelo equilíbrio a qualquer momento, em qualquer lugar.
Buscar o autoconhecimento é primordial e pode ser o primeiro passo para sairmos da inércia e começarmos a alavancar nosso crescimento de forma equilibrada.
É importante, na minha opinião, desenvolvermos nossos três pilares de sustentação: intelectual, moral e espiritual. Não é tarefa fácil, mas é possível. Pense nisso!